Comando Militar do Norte realizou Formatura Alusiva ao Dia do Exército
Coluna Luís Celso Borges - Edição do domingo

Na noite da quarta-feira,16 de abril, o Comando Militar do Norte (CMN), promoveu a tradicional “Formatura Alusiva ao Dia do Exército”, no pátio de formaturas do 2º Batalhão de Infantaria de Selva (2º BIS) em Belém/PA. A solenidade contou com a presença de autoridades civis e militares, além de familiares e convidados.
Durante o evento, foram entregues honrarias a civis e militares que se destacaram em ações relevantes, reconhecendo o comprometimento e a dedicação à missão de defesa da Pátria e à promoção da segurança da população brasileira.
Foram mais de 40 agraciados entre eles: José Maria Mendonça (Fiepa), Luís Omar Pinheiro (Colunista), Osvaldo Pinto (Empresário), Tiago Pinto (Empresário), Lucas Pinto (Empresário), Douglas Dinelli (Radialista), Elizabete Grunvald (ACP).
A cerimônia celebra o Dia do Exército Brasileiro, comemorado em 19 de abril, data que marca a histórica Primeira Batalha dos Guararapes, ocorrida em 1648, em Pernambuco. Considerada o marco inicial da formação do Exército Nacional, a batalha reuniu brasileiros de diferentes origens “indígenas, negros e brancos” que lutaram juntos pela liberdade do território contra forças invasoras, simbolizando a gênese da força terrestre brasileira.
A formatura é uma oportunidade de reforçar os valores de patriotismo, civismo e união, pilares fundamentais da atuação do Exército Brasileiro ao longo de sua história.
Foi uma magnifica cerimônia sendo presidida pelo Comandante Militar do Norte, General de Exército José Ricardo Vendramin Nunes. A coluna esteve presente com o seu colunista editor e colunista e fez algumas imagens do evento.
NAVEGANDO PARA O FUTURO
Nos dias 24 e 25 de abril no Hotel Radisson Maiorana em Belém/PA, o Sindicato das Empresas de Navegação e Fluvial e Lacustre e das Agências de Navegação do Estado do Pará (SINDARPA), realiza o workshop "Navegando para o Futuro: Profissionalização de Empresas Familiares". Uma oportunidade única para aprender estratégias que impulsionam a gestão e o crescimento sustentável do seu negócio. Obs: (Evento exclusivo para os associados do Sindarpa, Inscrições: secretaria@sindarpa.com.br).
Participe do maior evento de bioinsumos da América Latina
Mais uma vez reunindo todo o ecossistema de bioinsumos do Brasil e da América Latina para debater assuntos que movimentam a economia do país e revolucionam a agricultura regenerativa.
Data: 04 e 05 de Junho de 2025
Informações: www.biosummit.com.br ou (43) 3025 5223
Promoção: @fbgroupbrasil (Fonte: contact@agribrasilis.com).
Nova proposta do MME quer energia mais justa e sustentável
O Ministério de Minas e Energia (MME) enviou, na quarta-feira (16), à Casa Civil a proposta de reforma do setor elétrico. O projeto, dividido em três eixos, busca modernizar e tornar o sistema brasileiro mais eficiente, justo e sustentável.
Uma das principais novidades é a abertura de um novo mercado livre de energia para consumidores de baixa tensão. O texto estabelece a data de março de 2027 para a escolha de fornecedores e contratação para a indústria e comércio, e março de 2028 para os consumidores residenciais.
Os três pilares fundamentais da reforma foram definidos em: justiça tarifária, liberdade para o consumidor e equilíbrio para o setor.
A justiça tarifária seria o resultado da isenção do pagamento da tarifa todas as famílias de baixa renda, cadastradas no Cadastro Único, que consumam até 80 kWh de energia por mês. Estima-se que 60 milhões de brasileiros serão beneficiados, com um custo adicional de R$3,6 bilhões por ano, financiado pela Conta de Desenvolvimento Energético (CDE).
Já o terceiro pilar busca equilibrar a distribuição de encargos e subsídios no setor. Uma das medidas incluem consumidores livres na base de adquirentes das usinas nucleares Angra 1 e 2. Além disso, os encargos da CDE serão divididos proporcionalmente ao consumo, independentemente do nível de tensão. A reforma também estabelece critérios mais claros para a qualificação de empresas como autoprodutoras de energia, promovendo mais equidade na distribuição de encargos.
O governo federal, a fim de responder às possíveis dúvidas da população sobre o assunto, está preparando uma plataforma de perguntas e respostas que ficará disponível no site oficial do MME: (www.gov.br/mme). (Fonte: BE NEWS).
Um maravilhoso e abençoado domingo de páscoa a todos, a coluna volta na quarta-feira. (Deus é bom – Em todo tempo).
Via: Luís Celso News
luiscelsonews@gmail.com
(91) 3212 1015 – 98112 0021
Comentários (0)
Comentários do Facebook